quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PROJETOS: SINGLE POLE HOUSES - KONRAD WÓJCIK


CASA ECOLÓGICA MIMETIZA ESTRUTURA DAS ÁRVORES.

O objetivo deste projeto era desenhar uma estrutura que não tivesse impacto ou interferência na natureza. Projetado para o "D3 Natural Systems International Architectural Competition" pelo jovem designer e estudante de arquitetura Konrad Wójcik. Com uma área total de 61 m², a Single Pole House tem seu interior completamente funcional e foi desenhada para acomodar 2 pessoas e em ocasiões especiais pode acomodar até 4 pessoas. Com o intuito de prover um melhor aproveitamento do espaço, escadas de degraus alternados foram implantadas para conectar os 4 níveis que possuem diferentes funções. Combinando espaços compactos, uma forma leve e o biomimetismo, o resultado foi uma estrutura em forma de árvore que não causa impacto no ecossistema onde for inserido.

Disposto a resolver o problema do desmatamento causado pelo êxodo urbano atual, que move milhões de pessoas para novas áreas vegetadas e tranquilas afastadas dos grandes centros urbanos, a Single Pole House é considerada um exemplo de solução sustentável, segundo o designer. Inspirado na funcionalidade estrutural das árvores e estudando sua natureza, Konrad conseguiu ter idéias e soluções  para criar uma estrutura auto-suficiente. "Para a maioria dos animais, árvores são os melhores abrigos naturais contra predadores, umidade e intempéries". O autor ressalta que devemos lembrar que na natureza nada é acidental, tudo tem sua razão e propósito, tudo é equilibrado, assim como o projeto.

O novo conceito de expansão urbana sugere desenhar e ocupar novas áreas sem o processo depredativo de desmatamento ou construção de infraestruturas técnicas desnecessárias. O projeto pode ser implantado próximo a qualquer rodovia ou acesso existente que cruze uma região florestal. Considerando a média de velocidade dos pedestres e ciclistas pode-se estimar o formato e as distâncias entre os módulos residenciais. O centro de cada área foi projetado para receber um ponto de ônibus e um estacionamento para carros e bicicletas. A distância entre as unidades deve ser de mais de 500 metros de forma que, dependendo do tipo de floresta, uma unidade é invisível a outra, como se estivesse camuflada.

Desenhada para ser auto-suficiente, as unidades não necessitam de infraestrutura técnica básica local, como energia pública e esgoto. Assim, as unidades podem ser implantadas em qualquer local do mundo sem impactar o ecossistema da região. As mais novas tecnologias da indústria de eficiência energética e estratégias sustentáveis foram inseridas no projeto, como: 40 m² de placas fotovoltaicas disposta em uma inclinação de 25º para maximizar a sua eficiência; otimização da iluminação natural do interior (sem iluminação direta); ventilação natural na parte inferior da edificação proporcionando uma ventilação por efeito chaminé; aproveitamento de energia geotérmica para aquecer o ambiente e os pisos no inverno e armazenar energia; biodigestores que produzem energia renovável; captação de água da chuva; utilização de lâmpadas LED; lareira para aquecimento em casos extremos entre outras, a fim de produzir e economizar o máximo de energia possível. Em caso de problemas técnicos, sistemas de backup de energia são ativados automaticamente.

Para contribuir ainda mais com o propósito de ser sustentável em sua essência, os materiais escolhidos contam com a certificação "Cradle to Cradle", utilizada em países nórdicos, que certifica materiais ecológicos que não sejam apenas 100% recicláveis, mas que também sejam passíveis de serem reaproveitados na industria fabril de forma a serem reaproveitas diversas vezes. Desta forma estes materiais se equiparam as árvores ou a qualquer organismo biológico.

A concepção estrutural do projeto parte do princípio de ter uma pegada ecológica próxima a zero. Assim, evitando o uso de concreto e aço industrializado, o material escolhido foi a madeira. Para as vigas primarias e colunas foram utilizadas madeiras laminadas e para as vigas secundárias e estruturas de suporte vigas de I-OSB, extremamente leves.

O projeto recebeu menção honrosa no concurso que participou mostrando-se um excelente exemplo de arquitetura sustentável e uma bela alternativa para quem procura viver em sintonia com a natureza.

Gostou deste projeto? Quer ver mais projetos deste tipo? Deixe sua opinião nos comentários, curta e compartilhe!

Por Bernardo Vieira - Equipe Arquitetura Provisoria

© Konrad Wójcik
 © Konrad Wójcik

 © Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik
 
© Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik
© Konrad Wójcik

Fonte: Behance Konrad Wójcik

Acesse no página no facebook.com/arquiteturaprovisoria e deixe seu curtir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário