quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PROJETOS: SOE KER TIE HOUSE - TAILÂNDIA


ESCRITÓRIO NORUEGUÊS PROJETA ORFANATO DE BAMBU PARA CRIANÇAS REFUGIADAS.

No outono de 2008, o escritório norueguês TYIN tegnestue Architects viajou para Noh Bo, uma pequena aldeia na fronteira da Birmânia e Tailândia, com o propósito de projetar e construir dormitórios para crianças Karen refugiadas.

Pra quem não sabe a história do povo Karen, eles são um grupo étnico formado por diversas comunidades nativas do Sudeste Asiático e se concentram principalmente em Myanmar e na Tailândia. Após um golpe de estado no início dos anos 60 o país é governado por um regime militar ditatorial que exerce opressão sobre as minorias étnicas. Desde então o povo Karen enfrenta diversos conflitos armados contra o governo e hoje são vistos como insurgentes, que reclamam a criação de um estado independente. Com os frequentes conflitos diversas família foram forçadas a fugir de suas casas e se refugiar nas fronteiras do país, deixando muitas crianças órfãs e com pouca esperança para o futuro. Pra quem quiser saber um pouco mais da história do povo Karen assista ao curto documentário "Against all hope" feito pelo Art and Justice League:

© Art and Justice League

O norueguês Ole Jorgen Edna, proprietário de um orfanato em Noh Bo desde 2006, deixou nas mãos do TYIN a missão de expandir as instalações do orfanato que abrigava 24 crianças e tinha intenção de aumentar para 50. De acordo com os arquitetos a força motriz por trás do Soe Ker Tie House foi proporcionar às crianças o seu próprio espaço privado, um lugar onde elas pudessem interagir, brincar e que pudessem chamar de lar.

O Soe Ker Tie House, nomeada assim pelos trabalhadores Karen, que significa "Casas Borboletas",  é uma mistura de competência local e conhecimento arquitetônico do TYIN. A característica mais proeminente do projeto é a utilização de uma técnica bastante comum nas construções locais, a de tecelagem com bambu, que foi utilizada nos fechamentos das casas e feito com bambu local.

Uma característica peculiar do projeto é seu telhado metálico com as águas invertidas, que proporciona ventilação natural no interior dos dormitórios e ao mesmo tempo capta água da chuva para ser utilizada nos períodos de seca. A estrutura do projeto é composta por peças de madeira e aço conectadas por parafusos e pode ser facilmente montada no local. Para evitar a umidade e o apodrecimento da madeira , os dormitórios são elevados do chão e são estruturados sobre quatro fundações de concreto que reaproveitam pneus velhos como forma.

O projeto é bem lúdico e utiliza diversas cores em seu acabamento que transformam os dormitórios em ambientes mais alegres. Em meio aos módulos foram criados espaços para lazer com balanços e ambientes de convivência. A iluminação do projeto é feita com luminárias bem rústicas de bambu trançado e a noite dão um toque especial ao orfanato.

Depois de um longo período de 6 meses de aprendizagem mútua com os locais de Noh Bo, o Soe Ker Tie House foi concluído em 2009. O projeto é composto por seis dormitórios que abrigarão 24 novas crianças. Princípios importantes como a utilização de materiais sustentáveis, a prevenção contra a umidade e a economia de materiais podem, eventualmente, levar à uma tradição de construção mais sustentável para o futuro do povo Karen.

Hoje em dia vemos diversos projetos como este por ai, que mostram como precisamos ser mais solidários uns com os outros, de forma criativa, barata e sustentável.

Gostou deste projeto? Deixe sua opinião nos comentários, curta e compartilhe!

Por Bernardo Vieira - Equipe Arquitetura Provisoria

© Pasi Aalto
© Pasi Aalto
© Pasi Aalto
 © Pasi Aalto
© Pasi Aalto 
 © Pasi Aalto
© Pasi Aalto
© Pasi Aalto
© Pasi Aalto
 © Pasi Aalto
© Pasi Aalto 
© Pasi Aalto 
© Pasi Aalto 
© Pasi Aalto
© Pasi Aalto
© Pasi Aalto 
© Pasi Aalto 
© Pasi Aalto 
© Pasi Aalto
© TYIN tegnestue

© TYIN tegnestue
© TYIN tegnestue
 © Pasi Aalto
© Pasi Aalto 
© Pasi Aalto 
© Pasi Aalto 
© Pasi Aalto 
© Pasi Aalto 
© Pasi Aalto
© Pasi Aalto


Fonte: TYIN tegnestue Architects
           Pasi Aalto

Acesse no página no facebook.com/arquiteturaprovisoria e deixe seu curtir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário